terça-feira, 21 de maio de 2013

Bill Viola


Em 1951 veio ao mundo àquele se tornaria um dos principais videoartistas da atualidade: Bill Viola.

O escultor norte americano iniciou sua carreia audiovisual a partir dos anos 70 e uma década depois estabeleceu o vídeo como forma de expressão fundamental na arte contemporânea.

Durante os 35 anos que entremeiam o inicio de sua produção (1980) e os dias atuais, Bill Viola realizou um sem numero de vídeos, instalações videoarquitetônicas, ambientes sonoros, performances musicais eletrônicas e trabalhos televisivos.
Suas obras são características pela alta tecnologia e a precisão que as envolve, e também por seus temas.

Bill Viola explora incessantemente o universo e a condição humana trabalhando a percepção sensorial como forma de autoconhecimento e transcendência através do misticismo cristão e de filosofias orientais.

A temática do videoartista traz reflexões sobre experiências humanas universais- como: vida, morte, nascimento, consciência, corpo e sua transitoriedade - que através dos sons e imagens visam alcançar no espectador um efeito emocional particular e individual. 


Sendo assim, trabalha com a lentidão das ações e imagens contrastantes como forma de revelação dos sentidos e estados emocionais.

Seus vídeos são impactantes e compostos por sons ruidosos e desconfortáveis que retiram o espectador de seu lugar comum. O videoartista provoca, irrita e incita a paciência do público visando à transcendência emocional para melhor fruição daquilo que lhe é exposto.

Outro elemento fundamental que permeia a produção de Viola- e da grande maioria dos videoartistas- é a crítica à televisão, como se observa no vídeo “Reverse Television” de 1983 na qual apresenta a relação de passividade catatônica dos espectadores diante da televisão.















Um comentário: