domingo, 28 de abril de 2013

Pedro Almodóvar


Pedro Almodóvar nasceu numa pequena e árida cidade, marcada pelo atraso social e pelos altos indicies de emigração masculina foçada, na região espanhola de La Mancha.

O diretor cresceu numa sociedade matriarcal com forte influencia religiosa. Cercado por mãe, tias e irmãs, levou, posteriormente, as figuras femininas da infância para seu cinema, tornando-as um elemento marcante em sua obra.

Em 1968 Almodóvar vai à Madrid e mistura-se com a nata “underground” da cidade, participando como cartunista, ator de teatro avant-garde , cantor de uma banda de rock (na qual aparecia travestido) e mais tarde como diretor.

Seus primeiros filmes são rodados com uma Super 8 e adiantam o que virá a ser o universo do cineasta consagrado, tratando de motivações sexuais, cinema de gênero, brincadeiras com a situação politica do país e homossexualismo. 

Em sua temática apresenta-se recorrente o foco dado às mulheres e ao travestismo, bem como às personagens caricatas e às situações cotidianas exageradas. 

As primeiras e principais referências utilizadas por Almodóvar são filmes clássicos do cinema norte americano e europeu e literatura policial B. 

“Pepi,Luci e Bom e outras garotas da turma” de 1980 é o primeiro longa metragem do diretos espanhol, realizado com a ajuda de amigos que trabalhavam de graça e se revezavam nos diversos cargos da cadeia de produção cinematográfica.

Seus primeiros longas possuem características exageradas e são excessivamente cômicos, sofrendo uma pausa com o avançar da década de 80 e com seu primeiro filme  noir “O matador” de 1986, que dá lugar a sua fase mais madura, mais contida e menos engraçada. Deste ponto em diante a relação de Almodóvar com as cores berrantes toma uma importância evidente: elas passam a ter um poder narrativo próprio, e serão recorrentes em toda sua filmografia. 

Penélope Cruz e Antônio Bandeiras são outros dois componentes importantes, sendo eles peças-chaves (e também recorrentes) nos filmes de Almodóvar.

No universo feminino o diretor busca fugir dos padrões de beleza e homogeneidade americanos, e privilegia atrizes e personagens com performances angulosas e escrachadas, como é o exemplo de Agrado em “Tudo Sobre Minha Mãe”. 

Todas as personagens guardam um pouco do próprio diretor e suas características pessoais, e desta forma Almodóvar entra para a galeria dos diretores-autores performáticos; que moldam corpo e voz dos atores à sua semelhança, tal qual Woody Allen.

Atualmente Pedro Almodóvar é o cineasta espanhol de maior renome mundial, e foi ele o primeiro a ser indicado um Oscar de Melhor Direção.

Alguns dos seus principais filmes:

1980 – “Pepi, Luci e Bom e Outras Garotas da Turma”
1986 – “Matador” 
1987 – “A Lei do Desejo”
1988 – “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”
1990 – “Ata-me”
1993 – “Kika”
1995 – “A flor do Meu Segredo”
1997 – “Carne Trêmula”
1999 – “Tudo sobre Minha Mãe”
2002 – “Fale com Ela”
2004 – “Má Educação”
2006 – “Volver”
2006 – “A conselheira Antropófaga”
2009 – “Abraços Partidos”
2011 – “A Pele que Habito” 





Nenhum comentário:

Postar um comentário