segunda-feira, 25 de março de 2013

David W.Griffith


David W. Griffith foi o diretor pioneiro que introduziu ao cinema técnicas narrativas próprias que desembocaram na linguagem clássica.
Muitos críticos consideram que o cinema só passou a existir como arte e forma de expressão a partir deste diretor e de suas técnicas até então inéditas ou esparsas no mundo cinematográfico.
São elas: o close up (que liberava os atores de atuações enfáticas e teatrais dando lugar a sutileza das expressões), o aperfeiçoamento da montagem paralela (diferentes cenas simultâneas), o flashback e o uso do plano americano (no qual a câmera filmava os atores na altura dos joelhos).
Em 1915 Griffith exibiu o primeiro longa metragem norte americano chamado “O Nascimento de uma Nação”. Deste ponto em diante os longas que ate então eram uma exceção tornaram-se a regra.
O filme foi um grande sucesso de público apesar das críticas sobre a visão  claramente racista do diretor. Em resposta à tais críticas Griffith fez o faraônico “Intolerância” que por sua vez foi um fracasso de bilheteria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário